Psicoterapia NamarupaA psicoterapia individual envolve a co-criação de um espaço confidencial onde o sofrimento quotidiano pode ser falado abertamente e sem julgamento. Mesmo que os problemas surgem do exterior, é no interior que descobrimos as qualidades para enfrentar o desconhecido e aparentemente insuportável.

A psicoterapia serve de um apoio útil e por vezes essencial para aprender a ultrapassar e a integrar as emoções ou experiências difíceis de forma a prevalecer o bem estar em relacionamento e no trabalho.  O processo psico-terapêutico tem um principio, meio e um fim e no caso da terapia individual é desenrolado num contexto de um para um, entre cliente e terapeuta.

O sucesso da terapia depende do compromisso do cliente, da qualidade da relação, e talvez da capacidade que o terapeuta tem para integrar vários métodos, modelos ou abordagens que melhor se adaptem ao cliente.

Partindo do principio que cada pessoa é mestre da sua jornada e ninguém melhor sabe do que necessita, um bom terapeuta devera servir como guia e testemunho desse processo em vez de procurar liderar o destino do cliente. O objectivo implícito da psicoterapia é alargar o nosso campo de consciência de forma a facultar a mudança.

Existem diversas vias terapeuticas.  A psicoterapia integrativa de Psicossintese conjuga uma metodologia robusta e adequada para abordar diversos temas clínicos.  Procura entender a crise com uma oportunidade para mudança e alinhamento do potencial emergente da pessoa inteira. Mais do que um modelo terapeutico e educativo, a psicossíntese traduz numa atitude de vida. A psicossintese integra a psicanálise, e a visão existencial e humanista. Complementa a dialéctica tradicional, com uma série de exercícios e técnicas que ajudam a explorar o inconsciente  (ex, visualizações, meditação, respiração e movimento, expressão corporal, desenho, representação de partes, exploração de sonhos etc.) . Tudo depende no entanto como o cliente prefere exprimir se.