Perguntas frequentes

Psicoterapia e Counselling

Qual é a diferença entre psicoterapia e counselling?

A diferença entre os dois é frequentemente exagerada, mas de modo geral a psicoterapia envolve um compromisso de maior duração e maior profundidade do processo de mudança, no que toca a questões difíceis, em torno de pensamentos, sentimentos, comportamentos ou padrões.

Se eu quiser experimentar uma sessão?

Para começar, venha experimentar uma sessão sem compromisso a custo reduzido. Isso dá nos uma oportunidade de conhecer um ao outro e é a melhor maneira de decidir se sente á vontade comígo. Se ao fim da sessão sentir que quer continuar a jornada então acordamos experimentar 6 sessões, com a natural hipótese de prolongamento indefinido após estas. 

Quanto tempo demora?

É evidente que a duração da terapia depende sempre da decisão do cliente. No entanto essa decisão é normalmente acordado em conjunto com o terapeuta com parte do trabalho. Para começar, depois de vir a primeira sessão e tiver oportunidade de tirar impressões do terapeuta, do processo pela frente, e se sente satisfeito com o falado; normalmente é então acordado um mínimo 6 sessões. Apos estas primeiras 6 sessões é feito uma avaliaçao do trabalho e relaçáo terapeutica, e o cliente decide se quer continuar o processo. Dependendo do motivo que o trás á terapia, o processo de trabalho pode ter uma longa ou curta duração. O cliente também determina a velocidade do processo. A psicoterapia, ou mais tipicamente, counselling a curto prazo pode ser muito utíl a nível de resolução de metas ou questões especificas, sendo assim o contrato de trabalho focado numa solução. A psicoterapia geralmente entende-se como um processo que pode requer alguma profundidade e tempo em aberto. Muitas pessoas sentem que a psicoterapia acrescenta um valor as suas vidas e decidem continuar a vir mesmo depois da crise ou problema inicial ser ultrapassado. Normalmente o trabalho a curto prazo dura entre 6 – 20 sessões. O trabalho em aberto ou longo prazo, pode durar entre 6 meses a vários anos, mas sempre da decisão do cliente.

Com que frequência devo ir?

Geralmente para começar a frequência deverá ser semanal. Tambem depende da razão que lhe traz á terapia, mas menos do que isto, e a sessão tende a tornar-se apenas num “bate-papo”. Por vezes a opção de reduzir a frequência das sessões pode fazer parte do trabalho. Por outro lado, se achar que precisa maior frequência nas sessões, poderá ser acordado um ajuste ao preço p/ hora de modo a facilitar este processo.

Quanto custa?

A primeira sessão custa €40.00. Cada sessão após esta custa €50.00. Uma sessão dura uma hora. Concessões são possíveis em circunstâncias especiais e dependendo de acordo mutuo. Mantemos alguns lugares limitados para sessões a custo reduzido ou simbólico.

É confidencial?

Devido à natureza delicada do espaco terapeutico, o terapeuta rége-se sempre por um compromisso profissional de sigílio. Os terapeutas entendem o valor da confidencialidade, porque ao contrário de algumas profissões, todos os terapeutas passam pelo processo de terapia pessoal com fase integral da sua formação. No entanto, a lei impoe limites sobre a confidencialidade, nomeadamente raras excepções aonde exista uma avaliação de risco de vida, ou danos ao próprio cliente ou a terceiros. Nestes casos a quebra de sigilo é feito sempre com o conhecimento do cliente.

Quando posso marcar?

Marcações podem ser feitas em dias utéis de dia ou noite consoante disponibilidade de horários e acordo sobre o local de consultas. Normalmente as sessões correm semanalmente seguindo o mesmo dia e hora.

E se eu precisar de cancelar?

A sua marcação torna-se o seu tempo alocado todas as semanas e por isso não é preenchido por outra marcação. Como tal cancelamentos terão que ser feitos num prazo mínimo de 48 horas antes da reunião agendada. Caso contrário, se nao houver aviso prévio de cancelamento, a consulta é cobrada na totalidade. O reagendamento de sessões é por isso sujeito a disponibilidade e aviso suficiente de semana para semana.

Se tiver mais questões entre em contacto por telefone ou mail, ou utilize o formulário (confidencial).

Marcar Consulta